segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Há quase 30 anos o Farmácia Viva distribui medicamentos fitoterápicos à população. Iniciativa é uma forma de preservar o saber popular.


Os fundos da chácara que abriga o Instituto de Saúde Mental (ISM) do Distrito Federal, no Riacho Fundo I, guarda um tesouro. Na verdade, sete. O terreno, a cerca de 30 minutos do Plano Piloto, é a casa de plantas de diferentes cores e tons de verde, frutos e folhas de tamanhos variados que viram remédios em forma de chá, extrato alcoólico, pomada ou gel e são distribuídos gratuitamente para a população. É o encontro da natureza com os saberes popular e científico. Ali, o discurso sobre as condições precárias do já sucateado sistema de saúde pública, pelo menos em alguns metros quadrados, se descola da realidade.

Quando o farmacêutico Nilton Luz Netto Júnior passeia pelo local, explica com amor de pai o projeto Farmácia Viva, onde está há 25 anos e sobre o qual hoje responde como chefe. Fala com intimidade das espécies ali cultivadas e do valor de cada uma delas para combater males como infecções respiratórias, dores musculares, doenças de pele e ansiedade. Atualmente, sete plantas dividem espaço no horto instalado no ISM, além de plantações parceiras na Papuda e no Centro Nacional de Recursos Genéticos, na Embrapa.


Os benefícios do guaco, boldo, alecrim-pimenta, funcho, aloe vera, confrei e da erva-baleeira são estudados à exaustão, extraídos artesanalmente através de tecnologia simples, mas eficaz, e distribuídos a pacientes em 22 unidades de saúde espalhadas pelo DF.

Medicina do povo para o povo “Para algumas doenças, sequer há outra alternativa na rede pública que não os medicamentos naturais”, comenta o farmacêutico. Para micose e frieira, por exemplo, diagnósticos que infestam os postos de saúde na época de chuvas abundantes, a única alternativa gratuita é levar para casa um pote de gel de alecrim-pimenta.

Se o problema for dor muscular, o gel de erva-baleeira é um poderoso anti-inflamatório de uso tópico. “Penetra nas camadas mais profundas da pele e alivia as dores. Usamos ele no Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] aqui no DF. E não para os pacientes, mas sim para os funcionários”, comenta Netto Júnior.

O uso da chamada medicina tradicional na rede pública, com uso de plantas medicinais, não é exatamente novidade no Brasil. O projeto de Brasília, no entanto, tem status especial: aos 28 anos de idade, é um dos pioneiros do país. Em terra de seca, fez brotar plantas raras.

O próprio alecrim-pimenta, arbusto silvestre original do nordeste brasileiro, foi trazido por um dos maiores nomes da pesquisa em fitoterápicos do país, o farmacêutico e ex-professor da Universidade Federal do Ceará Francisco José de Abreu Matos. “Ele dizia que se a mulher dele tivesse que ter ciúmes, seria dessa planta”, brinca o responsável pelo Farmácia Viva.

Os achados e as pesquisas de Matos foram incorporados pelo Ministério da Saúde na criação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, em 2006, quando a coisa aqui em Brasília já andava há mais de 15 anos. Foi o cearense quem fez dos quintais do planalto a extensão do projeto que criou em sua terra natal: “a planta do povo para o povo”, ele dizia.

2 comentários:

  1. Muito importante e rica está experiência. Conheci no início, em 1996 talvez, quando era Administrador Regional de Samambaia fiz um visita. E depois como Presidente da FBB os encontrei novamente.Parabéns aos abnegados e idealistas que fazem acontecer a Farmácia Viva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantástico. Obrigado pelo seu comentário. Curta nossa página no Facebook também, @hortagirassol

      Excluir

Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos, não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Você é o visitante nº

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.








Curtem nossa página e fique por dentro


Vale um clique

Popular Posts